-
15mar2011
- ESCRITO POR:
- CATEGORIA:
- COMENTÁRIOS:
- 7
Há um ano atrás: Adam conquistava o Japão
Não há pessoa que possa ficar alheia ao que está acontecendo ao Japão, após o Tsunami (causado pelo pior terremoto da história do país) e que está causando imensa devastação. Já foram encontrados quase 2 mil corpos, mas há uma estimativa de que esse número será exponencialmente maior, uma vez que há o registro de pelo menos 10 mil desaparecidos, fora o desastre econômico que assola o país, além de uma ameaça nuclear (o Japão nunca sofreu tanto desde a 2ª Guerra Mundial, segundo o que foi noticiado). Sabemos que Adam Lambert esteve no país no ano passado e foi extremamente bem acolhido pelo povo japonês, que se identifica com o seu perfil como artista. Estamos rezando para que a situação possa transcorrer da melhor maneira possível e aqui queremos prestar uma homenagem ao país que tão bem acolheu ao nosso ídolo.
Veja a seguir, o que Juneau [ver nota1], do site “On The Meaning Of Adam Lambert” tem a dizer:
Esses são tempos trágicos para o Japão e Adam tem incitado pessoas a fazerem doações para ajudar os necessitados em decorrência do terremoto. Durante essa época, ainda podemos encontrar boas lembranças, de fatos que ocorreram há um ano atrás e as esperanças de que dias melhores virão.
Adam twitou no último dia 12 de março:
#rezepelojapão Digite para a Cruz Vermelha 90999 para doar $10 para o fundo de ajuda de emergência! (Originalmente postado em 14 de março de 2010)
Centenas de fãs fizeram peregrinação no aeroporto de Narita para receber Adam Lambert, confirmando a previsão de que ele seria um nome de destaque no Japão, assim como em outras partes da Ásia que compartilham do mesmo gosto pela cultura pop do Japão. Não tenho certeza de quando essa idéia começou a tomar forma na minha mente, talvez quando vi as primeiras fotos da turnê do Idols, quando Adam vestia o casaco de couro cravado ou especialmente quando ele usa cabelo arrepiado e franja sob os olhos, ele parece dar vida a um personagem de “anime” [ver nota 2] japonês. (Veja foto aqui.)
O tipo de androginia de Adam é perfeito para o Japão. Eu cresci lendo mangás [ver nota 3] (meus pais habilmente conseguiram assinaturas de revistas no exterior para mim e minhas irmãs, para motivar-nos a aprender o idioma japonês) e eu me lembro de certas paixões que tive por determinados personagens masculinos que eram uma intrigante mistura de tipos de cabelos compridos, sorriso largo, olhos brilhantes emoldurados por cílios enormes, lábios refinados, maçãs do rosto proeminentes, sobrancelhas escuras – Adam, em outras palavras. Desde que embarquei na minha aventura “Adam” e fui informada a respeito da ficção “Slash” [ver nota 4], eu aprendi que o gênero mais popular de mangá no Japão é o “Yaoi”, histórias de romance entre gays, escrito por mulheres e para mulheres. (Veja esse site, por exemplo). A orientação sexual de Adam foi como um combustível para o frenesi dos fãs.
O Japão estava predestinado a gostar de Adam. A música em si se torna quase acidental, pois a indústria de música japonesa pop é notória pelo marketing de artistas sem talento – mas não tenho dúvidas de que os fãs se sentiram extremamente emocionados ao saber que esse artista podia ser tão bom para os seus ouvidos, como era para os seus olhos. A sua personalidade acolhedora e educada virou uma fábula em relação àquela sociedade e seus costumes. Sua herança é um bônus, porque os japoneses admiram o povo judeu. Para arrematar, existe o amor de Adam pelo sushi. Não existe nada mais satisfatório do que ver um gaijin (estrangeiro) adorar a comida típica japonesa, pois com isso se ganha a mente e o coração dos japoneses. Agora, se ele fosse capturado comendo um fugu [peixe baiacu], famoso por expelir substâncias tóxicas, certamente que ele poderia estar na corrida para se candidatar a um futuro primeiro ministro.
Veja aqui a chegada de Adam no Aeroporto de Narita em 14 de março de 2010.
Depois da leitura que num primeiro momento foi triste, mas não tem como se manter nesse clima, quando falamos de Adam, nada mais apropriado do que relembrarmos (sem torcer pelas óbvias semelhanças com a catástrofe) da música “Time For Miracles”, que faz parte da trilha sonora do filme “2012”. Confira aqui.
NOTAS:
(1) Juneau: Uma das escritoras do site supra citado, tem origem japonesa.
(2) Animes: Anime, animê, ou animé (literalmente, desenho(s) animado(s)) é qualquer animação produzida no Japão. A palavra anime tem significados diferentes para os japoneses e para os ocidentais. Para os japoneses, anime é tudo o que seja desenho animado, seja ele estrangeiro ou nacional. Para os ocidentais, anime é todo o desenho animado que venha do Japão. A origem da palavra é controversa, podendo vir da palavra inglês “animation” [animação] ou da palavra francesa “animée” [animado], versão defendida por pesquisadores como Frederik L Schodt e Alfons Moliné. Ao contrário do que muitos pensam, o anime não é um gênero, mas um meio, e no Japão produzem-se filmes animados com conteúdos variados, dentro de todos os gêneros possíveis e imagináveis (comédia, terror, drama, ficção científica, etc.). Uma boa parte dos animes possui sua versão em mangá, os quadrinhos japoneses. Os animes e os mangás se destacam principalmente por seus olhos geralmente muito grandes, muito bem definidos, redondos ou rasgados, cheios de brilho e muitas vezes com cores chamativas, para que, desta forma, possam conferir mais emoção aos seus personagens. Animes podem ter o formato de séries para a televisão, filmes ou OVAs, por vezes chamado de OAV (siglas para Original Video Animation e Original Anime Video), é um formato de animação que consiste de um ou mais episódios de anime lançados diretamente ao mercado de vídeo (VHS ou LD, atualmente DVD), sem prévia exibição na televisão ou nos cinemas. (Wikipédia)
(3) Mangás: O mangá ou manga (literalmente história(s) em quadrinhos) é a palavra usada para designar as histórias em quadrinhos feitas no estilo japonês. No Japão, o termo designa quaisquer história em quadrinhos. Vários mangás dão origem a animes para exibição na televisão, em vídeo ou em cinemas, mas também há o processo inverso em que os animes tornam-se uma edição impressa de história em sequência ou de ilustrações. (Wikipédia)
(4) Ficção Slash: É um gênero de ficção de fãs que incide sobre a representação de relações românticas ou sexuais entre os personagens fictícios do mesmo sexo. Embora o termo foi originalmente restrito a histórias em que os meios de comunicação retratam personagens masculinos que estejam envolvidos em um relacionamento explícito adulto, como um elemento da trama principal, agora é usado frequentemente para se referir a qualquer história que contenha o emparelhamento entre personagens do mesmo sexo, embora muitos fãs distinguem a variedade com o foco feminino, como um gênero em separado comumente referido como femslash. Os personagens não são geralmente envolvidos em tais relações, em seus respectivos universos ficcionais.
Fonte: On The Meaning Of Adam Lambert
Introdução, Tradução e Criação & Arte: Mônica Smitte
É pessoal… muito muito triste mesmo….
Aqui em Sao Paulo vai haver um evento na Liberdade, onde se poderá fazer doações. Eles estão produzindo umas lembrancinhas para serem vendidas, e a verba será enviada para ajuda.
Lindo texto e imagem Mô! Pra variar!
Muito triste. Hoje de manhã o número oficial de mortos já chega a 3.300, há uma verdadeira crise nuclear em andamento, onde as pessoas estão sendo proibidas de sair de casa (além de ter que manter portas e janelas fechadas). Mas…em meio à essa desgraça this is “Time for Miracles” (é tempo de milagres) pois um bebê foi encontrado vivo depois de 4 dias soterrado e uma mulher de 70 anos! Nesses dias, mais do que nunca, temos que levantar logo cedo e agradecer pelo ar que respiramos e a liberdade que usufruimos! Bem lembrado Cé, sobre o evento que vai ocorrer na Liberdade.
Nice!
O Adam está de mão dada com o moço na foto??
O moço da foto ganhou um concurso de semelhanças com ele Cé! Houve performance e tudo. Acho que na foto o rapaz segura um exemplar do àlbum, FYE e n a mão do Adam, se não me engano…
ah que fofo.. nunca tinha visto essa foto….